Como criar um site passo a passo

criar siteVocê decidiu criar um site, mas não sabe ao certo como proceder? A boa notícia é que criar site atualmente não é uma tarefa difícil, mesmo para aqueles sem experiência alguma e que nunca tiveram oportunidade de criar um site anteriormente.

Explicarei neste tutorial todos os passos envolvidos
na criação de sites e prevenir você dos erros mais comuns cometidos por iniciantes durante esse processo.

Passo 1: Registrar um nome de domínio

Esse é o primeiro passo ao criar um site. O nome de domínio é o endereço principal do seu site, também conhecido como URL, que é aquele que digitamos na barra de endereços do navegador (exemplo: www.aprendacriarsite.com).

Veja algumas dicas de como registrar um domínio.

É importante entender que embora o domínio em si seja uma parte importante do site, ele não representa o website real, servindo apenas como um ponteiro para onde o seu site está hospedado.

Passo 2: Escolher o serviço de hospedagem

O servidor de hospedagem é onde todo o conteúdo do site é armazenado (páginas, fotos, vídeos, etc).  É necessário ter muito cuidado ao decidir qual empresa de hospedagem escolher, pois ela pode desempenhar um papel importantíssimo no desempenho do seu site, tal como, velocidade, estabilidade,  tempo de atividade, quantidade de espaço oferecido para armazenamento das páginas/conteúdo, email).

Hospedagem de site grátis ou paga?

Passo 3: Criar o site

A forma de você fazer seu site irá depender do tipo de site que você deseja construir. Por exemplo, para criar um blog ou até mesmo um site estático, você poderá utilizar o WordPress, a maior e mais robusta plataforma de CMS (Content Management System) da atualidade. Além de ser extremamente fácil de ser utilizada e permitir criar sites sem ter conhecimento de código de programação ou design, é open-source (grátis) e muito bem suportada pela comunidade tanto brasileira quanto internacional.

O WordPress oferece uma variedade de templates para serem utilizados bastando apenas alguns cliques para alterar o design de forma instantânea.

Um pouco mais sobre as diferenças entre sites estáticos e sistemas CMS:

Sites estáticos

Há alguns anos atrás essa era a única maneira de criar sites. Utilizava-se muito conhecimento de HTML para escrever as páginas a mão através do notepad por exemplo, ou então fazendo uso de softwares editores de sites. Os mais comuns são Webstudio, Coffee Cup, o incomparável Dreamweaver e outros.
Esses editores de sites, quando utilizados, oferecem ao webmaster um controle maior sobre o design e elementos das páginas.

Se você pretende optar por esse tipo de website e não se interessa por programação HTML, uma boa dica é o programa Artisteer, que proporciona uma interface muito mais amigável do que Dreamweaver e é muito mais barata.

Sistemas CMS

Esse ó método mais utilizado hoje em dia. Os sistemas CMS atualmente são muito utilizados para criar Blogs porém o que poucos sabem é que eles também podem ser utilizados na criação de sites estáticos (empresariais, negócios, pessoal, etc).

Esses sistemas permitem criar sites com mais rapidez, flexibilidade e facilidade através de um painel de controle online onde é possível administrar o site, gerar e editar conteúdo, adicionar vídeos, imagens, links, disponibilizar arquivos para download, enfim, realizar todo o gerenciamento do site.

Irei focar bastante no WordPress ao tratar de sistemas CMS pois além de ser o mais eficiente e utilizado atualmente, permite que você rapidamente desenvolva um site dinâmico oferecendo plugins que você pode usar para aprimorar o site. Por exemplo, se você deseja adicionar um botão do facebook em todas as suas páginas, basta instalar um plugin grátis através do painel de controle do WordPress e pronto. Ao invés de implementar códigos HMTL, tudo o que você precisa fazer é pesquisar dentre os milhares de plugins disponíveis aquele que atenda a sua necessidade e instalá-lo.

A forma mais rápida de criar seu site com o WordPress é simplesmente logar no painel de controle, escolher um tema e começar a escrever conteúdo.

Como comentei anteriormente, o WordPress é bastante conhecido como uma plataforma de blog mas é possível desabilitar as funções de comentários e configurar as páginas para que tenham um visual de um site estático.

Esse artigo foi útil? Compartilhe e deixe seu comentário.

 

 

Sobre Anderson Macieira

Anderson Macieira é fundador e editor do AprendaCriarSite.com. Graduado em Ciências da Computação, se dedica atualmente à criação de sites e blogs.

Contate-o no Google+, Facebook, Twitter e Youtube.

Comentários

  1. Olá Anderson, boa noite.

    Muito bom esse post, gostei muito e irei acompanhar mais o seu site para aprender um pouco mais.
    Tenho um blog no Blogger, e a pouco coloquei um dominio personalizado nele. Estou querendo criar um Layout para ele no Dremweaver. O problema é que não saberei como instalar ele depois de pronto no Blog.

    Obrigada,
    Abraços!

    • Olá Patricia,

      O processo de instalar um novo layout/template no Blogger pode ser feito através no menu “Modelo” no painel do Blogger. Você terá opção de fazer upload do .XML do template que você criar no Dreamweaver..
      Abcs

    • Apesar de hoje existir várias ferramentas que facilitam a criação de blogs e sites, igual ao dreamweaver ainda não vi!

      • Olá Francisco,
        Obrigado pelo comentário!

        O Dreamweaver é sem dúvida uma ferramenta extremamente poderosa para criação de websites. Porém, há de se ressaltar que ele exige conhecimentos extremamente avançados para se criar algo a nível profissional, ao passo que as plataformas gerenciadoras de conteúdo (CMS) como WordPress não exigem tamanho conhecimento. A questão é analisar e utilizar aquele que mais se adapta às nossas necessidades..

        Um abraço

  2. Geraldo Resende diz:

    Anderson P. , boa tarde!
    Por favor, explique-me :
    Se criar um site para vendas de alguns produtos (revenda)
    o que tenho que fazer?
    Tenho que ter CNPJ, Inscrição, algum cadastro, registro de site,
    entre outros?
    Grato!

    • Olá Geraldo,

      Se você pretende revender produtos como um afiliado (atraindo visitantes para seu site e direcionando para o sites das lojas) e ganhando comissão em cima dessas indicações não há necessidade de criar empresa, CNPJ ou qualquer outro tipo de inscrição pois a venda será efetuada de fato pela empresa onde você mandar o visitante.

      Abraços

  3. Excelente o site meu amigo, artigo muito bom!
    Deus te abençoe!

  4. O blog aqui está de parabéns amigo.

  5. Maria Almeida Carvalho Ferreira diz:

    Olá Anderson…gostaria de fazer um site (grátis) para a casa de recuperação do meu esposo.Eu gostaria de divulgá-la,pois é um projeto sem fins lucrativos.Peço sua ajuda…

  6. Valderez diz:

    Olá Anderson…gostaria de fazer um site…tenho um produto novo,ninguem tem no mercado e gostaria de divulgar e vender pelo site,mas não tenho ideia de como se faz um site,poderia me ajudar…..obrigada…
    Val

    • Antonio Carlos diz:

      Excelente conhecimento, Anderson.
      O mais importante de tudo isso , é o prazer em ajudar teu semelhante.
      Boa sorte.
      Cativou mais um amigo.
      Abraços.

  7. Dulá Amade diz:

    alo,Marcio gostaria de criar um site para recepcao de ajuda humanitaria sem fins lucrativos para ajudar pessoas vitimas de calamidades naturais no pais onde vivo-Mocambique.

  8. raylany diz:

    olá boa noite, queria muito criar um site para divulgar trabalhos da secretaria q eu trabalho relacionado a saude….mas estou meia perdida, como faço para entrar em contato com vc….passe seu e-mail….

  9. Patrícia diz:

    Muito bom o artigo. Gostaria de tê-lo visto antes de cair numa cilada: construaseupropriosite,com,br. Simplesmente não consigo acesso depois que efetuei o pagamento

  10. Eraldo Lima diz:

    Boa tarde Mr Anderson, sou Coordenador de Segurança e gostaria de criar um site para demonstrar onde a empresa ja se encontra e projetos de crescimento. Abraço e fique com Deus!

  11. Olá Anderson, estou montando o layout de um site de testes e acabo sempre esbarrando em alguns problemas. Desejo montar uma loja de venda de celulares, porém preciso que cada página de meus produtos tenhas uma parte para perguntas e respostas sobre aquele determinado produto (como no mercado livre) porém a empresa que está me atendendo não me dá esta possibilidade. Quero colocar 6 botões ao lado do produto com funções específicas como vídeos, chat, perguntas e respostas, comprar etc e a empresa que me atende não permite, então estou sempre caindo nestes tipos de limitações. Que programa você me aconselharia a utilizar para que eu mesmo faça o meu site do jeito que eu quero, não entendo nada de programação, sei que meu site precisará de um banco de dados, fico com medo de iniciar em programas indicado pelos outros perder tempo e cair no mesmo problema, o que você me aconselha ? e qual a diferença entre sites estáticos e dinâmicos ?

    • Olá Rodrigo,
      Para um site de vendas de tamanha complexidade com certeza precisará utilizar-se de softwares / plataformas profissionais. Eu particularmente não tenho trabalhado com sites de vendas portanto não saberia lhe recomendar algo concreto.
      Abraços

  12. Oi Anderson, Se me permite uma sugestão adicional eu colocaria como passo 4 – ao final da criação do site ou blog – fazer o cadastro no google places (Mapa do Google).
    O processo é tranquilo e ajuda muito na divulgação de negócios locais principalmente para acesso mobile (tablets e celulares)
    Criei um passo a passo sobre o o cadastro que está aqui: emersonpereira.com.br/artigos/mapa-do-google
    Grande abraço e Sucesso!

  13. Hernán diz:

    Anderson: prazer em contatar com você. Desejo montar um site que se dirija aos idosos, com artigos sobre direitos dos idosos, leis, onde e como o idoso deve exigir seus direitos, matérias sobre autoestima, de conselhos médicos, em fim, direcionado aos idosos em geral. Em principio não seria um site comercial, porem, queria que tivesse enquadrado nesse formato, já que como só eu vou sustentá-lo no inicio e espero que cresça, pois eu também sou idoso, então gostaria que você com o conhecimento que tem e experiencia, eu sou leigo, pediria que me orientasse efetivamente como devo concretizar esse site, pagando os custos, com endereço de hospedagem e tudo mais, de forma que eu pudesse entender. Penso que futuramente poferiamos incluir comerciais para sustentar o site e promover eventos para a classe. Gostaria que me respondesse ao meu email, se puder, que é: chimarron@hotmail.com. Desde já agradeço muito a atenção que me dispensar. Parabéns e um grande abraço. Hernán.

  14. José de Barros diz:

    A primeira vista gostei das informações, vou tentar fazer o meu site usando essas dicas espero conseguir.
    Muito obrigado.
    Barros.

  15. Ola! Eu criei um site pelo celelar porem.. n consegui fazer nada no meu site.. n tinha nada la .. pois nem opicoes tinha pra mim editar’,postar.. muito menos para os outros comentarem… por favor me diga como faco para excluir ele! Obs. Nao o publiquei ainda…

  16. Olenka diz:

    Ola , estou morando fora do Brasil e gostaria de revender produtos frances como por ex: perfumes, maquiagem,cremes, jogos eletronicos….gostaria de saber como me posicionar em relacao a essa atividade? Por onde comecar? Estou perdida e precisando de ajuda !
    Obrigada

  17. ola anderson estou querendo que vc me ajude a criar um site.. abri uma pequena empresa para fazer venda pela internt, vc pode me da algumas dicas

  18. Ivaldo Ferino da Silva diz:

    Nunca parei para analisar essa poderosa ferramenta que é a internet.
    Garimpando, encontrei você e sua valiosa contribuição no mercado da informação. Lí, gostei e pensei! porque não usa-las em meu benefício; mesmo conhecendo muito pouco de informática, ignorei as barreiras, sobretudo porque suas explicações e a forma como direciona a matéria não há como não entender. Tomei uma decisão: criar meu próprio site seguindo suas orientações. Me matriculei num curso especializado (Dreamwever), embora haja algumas opções de modelos e apresentação já prontos. Sou operador de recarga de cartuchos e consultor de correios em Maceió, conteúdos dos quais, me conhecendo, posso contribuir mais nesse mercado de serviços.
    Obrigado pela sua contribuição e me faça constar em sua lista de relacionamentos e continuar usufruindo das suas publicações.
    Um abraço e parabéns!!!
    Ivaldo.

Deixe seu comentário

*